<![CDATA[Portuguese from Portugal]]>https://www.portuguesefromportugal.com/https://www.portuguesefromportugal.com/favicon.pngPortuguese from Portugalhttps://www.portuguesefromportugal.com/Ghost 5.19Wed, 18 Sep 2024 09:38:33 GMT60<![CDATA[Lua]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/lua/635415cffe14d800017663e7Thu, 05 Nov 2020 20:00:00 GMTLua

A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. Estima-se que a sua formação ocorreu relativamente pouco tempo após a formação da Terra. Embora no passado tenham sido propostas várias hipóteses para a sua origem, a explicação mais consensual atualmente é a de que a Lua tenha sido formada a partir dos detritos de um impacto de proporções gigantescas entre a Terra e um outro corpo do tamanho de Marte.

A Lua é o único corpo celeste para além da Terra no qual os seres humanos já pisaram. O Programa Luna, da União Soviética, foi o primeiro a atingir a Lua com sondas não tripuladas em 1959. O Programa Apollo, do governo dos Estados Unidos, permitiu a realização das únicas missões tripuladas até hoje ao satélite, desde a primeira viagem tripulada em 1968 pela Apollo 8, até seis alunagens tripuladas entre 1969 e 1972, a primeira das quais a Apollo 11.

Gramática

(v.) Estimar-se
Fazer um cálculo ou estimativa

(n.) Origem
Começo de algo

(adj.) Consensual
Ação que tem aprovação da maioria

(v.) Pisaram
Pôr o pé ou os pés sobre um local

Alunagens tripuladas
Viagens para a Lua com pessoas

Perguntas

O que é a Lua?

  1. Uma hipótese
  2. Um satélite natural
  3. Uma viagem tripulada
  4. Uma formação

Como se originou a Lua?

  1. De um impacto entre a Terra e um outro corpo.
  2. De um impacto entre a Terra e o Sol.
  3. De um impacto entre o Sol e Marte.
  4. De um impacto entre Marte e a Lua.

Qual foi o primeiro programa não tripulado atingir a Lua?

  1. O Programa Terra
  2. O Programa Estrela
  3. O Programa Pisar
  4. O Programa Luna

Qual foi o primeiro pais a realizar uma viagem tripulada à Lua?

  1. Os Estados Unidos
  2. União Soviética
  3. Portugal
  4. Espanha

Respostas

O que é a Lua? - Um satélite natural

Como se originou a Lua? - De um impacto entre a Terra e um outro corpo.

Qual foi o primeiro programa não tripulado atingir a Lua? - O Programa Luna

Qual foi o primeiro pais a realizar uma viagem tripulada à Lua? - Os Estados Unidos

]]>
<![CDATA[Sol]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/sol/635415cffe14d800017663e6Tue, 13 Oct 2020 20:00:00 GMTSol

O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. São oito os planetas que orbitam em torno do Sol: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno.

Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta. A distância da Terra ao Sol é cerca de 150 milhões de quilómetros ou 1 unidade astronómica (UA).

A luz solar é indispensável para a manutenção da vida na Terra, sendo responsável pela manutenção de água no estado líquido, condição indispensável para permitir vida como se conhece, e, através de fotossíntese em certos organismos, produz o oxigénio necessário para a manutenção da vida.

Gramática

Estrela central
Estrela mais importante

Girar ao redor
mover(-se) em torno de um eixo

(Adj.) Indispensável
Algo ou alguem com o qual nao conseguimos viver

Manutenção
Preservar a qualidade de algo

Perguntas

O que é o Sol?

  1. um Planeta
  2. um Sistema Solar
  3. uma Estrela
  4. um Asteroide

Quantos quilómetros é uma unidade astronómica?

  1. 1 300 000
  2. 150 000 000
  3. 332 900
  4. 150

Quem é o segundo planeta do Sistema Solar?

  1. Marte
  2. Mercúrio
  3. Saturno
  4. Vénus

O que ajuda a produzir o sol através de fotossíntese?

  1. a vida na Terra
  2. oxigénio
  3. água
  4. luz solar

Respostas

O que é o Sol? - uma Estrela

Quantos quilómetros é uma unidade astronómica? - 150 000 000

Quem é o segundo planeta do Sistema Solar? - Vénus

O que ajuda a produzir o sol através de fotossíntese? - oxigénio

]]>
<![CDATA[Praxe]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/praxe/635415cffe14d800017663e5Tue, 16 Jun 2020 20:00:00 GMTPraxe

O termo "praxe" é o nome atribuído a um ritual de iniciação, geralmente realizado no primeiro ano de Universidade, que visa a integração dos novos alunos. Durante este processo de integração, há uma transmissão de valores dos alunos mais velhos para os novos, sempre na tentativa de manter as tradições da sua respetiva Academia.

Nas Universidades, os rituais de receção a novos alunos datam pelo menos desde o início do século XVIII. Quando D. João V declarou que "mando que todo e qualquer estudante que por obra ou palavra ofender a outro com o pretexto de novato, ainda que seja levemente, lhe sejam riscados os cursos". Esta proibição não foi suficiente para que, no século seguinte, esses rituais se tornassem em coisas tão brutas como pontapés nas canelas, conhecidos como canelões, ou o rapanço, onde lhes cortavam o cabelo, ou até a pastada, onde os novatos imitavam animais a comer o pasto.

Hoje em dia, as atividades Praxisticas são levadas a extremos que promovem algum criticismo. Isto deve-se muito a pessoas que não fazem o bom uso do seu poder e acabam por através da humilhação e da violência degradar o código e os valores da praxe. Pois, cada academia possui o seu "código de praxe" que é constituído pelas normas praxistas, bem como tudo o que lhe diga respeito.

Gramática

(v.) Atribuir
Dar nome a algo ou alguém

Tentativa de manter
Acto que tem por fim a manutenção de uma ideia ou projecto

(n.) Novato
Estudante do primeiro ano de Universidade

Ser riscado dos cursos
Ser expulso

(v.) Promover
Fazer com que se ponha em prática alguma coisa

Perguntas

Como se denomina o ritual de iniciação académica?

  1. academia
  2. pastada
  3. marcha
  4. praxe

Que rei mandou atribuir um castigo pela prática da praxe?

  1. D. João III
  2. D. João IV
  3. D. João V
  4. D. João VI

Que nome se dá aos pontapés nas canelas?

  1. canelões
  2. rapanço
  3. pastada
  4. praxista

O que tem cada Academia para regular as praxes?

  1. código de praxe
  2. valores da praxe
  3. atividades praxisticas
  4. degradar o código

Respostas

Como se denomina o ritual de iniciação académica? - praxe

Que rei mandou atribuir um castigo pela prática da praxe? - D. João V

Que nome se dá aos pontapés nas canelas? - canelões

O que tem cada Academia para regular as praxes? - código de praxe

]]>
<![CDATA[Pandemia COVID-19]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/pandemia-covid-19/635415cffe14d800017663e4Sun, 12 Apr 2020 20:00:00 GMTPandemia COVID-19

A pandemia COVID-19 é uma pandemia em curso de COVID-19, uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2. A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, República Popular da China, em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano.

Existem várias estratégias para controlar um surto: contenção, mitigação e supressão. As medidas de contenção são realizadas nas primeiras fases do surto e têm por objetivo localizar e isolar os casos de infeção, além de vacinação e outras medidas para controlar a infeção para impedir que a doença se propague para o resto da população. Quando deixa de ser possível conter a propagação da doença, as medidas passam a estar focadas em atrasar e mitigar os seus efeitos na sociedade e no sistema de saúde. É possível que medidas de contenção e mitigação sejam realizadas em simultâneo. As medidas de supressão requerem que sejam tomadas medidas mais extremas para reverter a pendemia ao diminuir o número reprodutivo para menos de 1.

Entre algumas medidas de supressão tomadas em alguns países estão a quarentena de várias cidades, proibição de viagens, rastreio em massa, apoio financeiro para infetados que se auto-isolem, multas para quem desrespeitar o isolamento, criminalização do açambarcamento de material médico, e notificação compulsória de sintomas semelhantes à gripe.

Neste momento em todos os canais portugueses existem um incentivo à população para que esta fique em casa, com o mote: Fique Em Casa. Além disso, de forma a dar alguma força aos cidadãos, está a decorrer nas redes sociais o hashtag #VaiFicarTudoBem, acompanhado com um arco-íris, que é o símbolo de união.

Gramática

Em curso
A decorrer no presente

(adj.) Aguda
Doença que se pode tornar grave ou intensa

(n.) Surto
Aparecimento rápido ou aumento súbito de casos de doença

(v.) Isolar
Afastar-se do contacto com outros

(v.) Impedir
Parar algo ou alguém

Em simultâneo
Ao mesmo tempo

(n.) Açambarcamento
Reter tudo ou quase tudo para si

(n.) Incentivo
Estimular uma ação

Perguntas

Onde começou a pandemia?

  1. Tailândia
  2. China
  3. Vietnã
  4. Itália

O que não é uma estratégia para controlar o surto?

  1. simulação
  2. mitigação
  3. supressão
  4. contenção

Qual símbolo significa vai ficar tudo bem?

  1. hashtag
  2. Fique Em Casa
  3. um arco-íris
  4. o sol

Respostas

Onde começou a pandemia? - China

O que não é uma estratégia para controlar o surto? - simulação

Qual símbolo significa vai ficar tudo bem? - um arco-íris

]]>
<![CDATA[Azulejo]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/azulejo/635415cffe14d800017663e3Sat, 04 Apr 2020 20:00:00 GMTAzulejo

O termo azulejo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente, quadrada, em que uma das faces é vidrada. O azulejo é geralmente usado em grande número como elemento associado à arquitetura em revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou como elemento decorativo isolado.

Com diferentes características entre si, este material tornou-se um elemento de construção divulgado em diferentes países, assumindo-se em Portugal como um importante suporte para a expressão artística nacional ao longo de mais de cinco séculos, onde o azulejo se transcende para algo mais do que um simples elemento decorativo de pouco valor intrínseco.

Este material convencional é usado pelo seu baixo custo, pelas suas fortes possibilidades de qualificar esteticamente um edifício de modo prático. Mas nele se reflete, além da luz, o repertório do imaginário português, a sua preferência pela descrição realista, a sua atracção pelo intercâmbio cultural.

O azulejo é considerado hoje como uma das produções mais originais da cultura portuguesa, onde se dá a conhecer, como num extenso livro ilustrado de grande riqueza cromática, não só a história, mas também a mentalidade e o gosto de cada época.

Gramática

(v.) Designar
Qualificar através de um nome

(v.) Usar
Que serve para algo

(Adj.) Isolado
Único

Ao longo de
Durante um período de tempo

Valor intrínseco
Algo que essencial ou fundamental

Baixo custo
Preço pequeno

Dar a conhecer
Comunicar ideias

Perguntas

O que é o azulejo?

  1. Peça de cerâmica
  2. Peça de carro
  3. Peça de arte
  4. Peça de madeira

Como que é usado o azulejo?

  1. Como creme
  2. Como revestimento de sofás
  3. Como vaso
  4. Como elemento decorativo isolado

O que da a conhecer os azulejos?

  1. A comida e a geografia portuguesa
  2. A história e a mentalidade portuguesa
  3. A mentalidade e a madeira portuguesa
  4. A história e a comida portuguesa

Qual é o valor do azulejo?

  1. Exagerado custo
  2. Médio custo
  3. Baixo custo
  4. Elevado custo

Repostas

O que é o azulejo? - Peça de cerâmica

Como que é usado o azulejo? - Como elemento decorativo isolado

O que da a conhecer os azulejos? - A história e a mentalidade portuguesa

Qual é o valor do azulejo? - Baixo custo

]]>
<![CDATA[Gastronomia de Portugal]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/gastronomia-de-portugal/635415cffe14d800017663e2Thu, 23 Jan 2020 20:00:00 GMTGastronomia de Portugal

A alimentação portuguesa, ainda que esteja restrita a um espaço geográfico relativamente pequeno, mostra influências atlânticas e também mediterrânicas, como é visível na quantidade de peixe consumida tradicionalmente.

A base da gastronomia mediterrânica, assente na trilogia do pão, vinho e azeite, repete-se em todo o território nacional, acrescentando-se-lhe os produtos hortícolas, como em variadas sopas, e os frutos frescos. A carne e as vísceras, principalmente de porco, compõem também um conjunto de pratos e petiscos regionais, onde sobressaem os presuntos e os enchidos.

Com o advento das descobertas marítimas, a culinária portuguesa rapidamente integrou o uso de especiarias, do açúcar, além de outros produtos, como o feijão e a batata, que foram adotados como produtos essenciais. Note-se que a variedade de pratos regionais se verifica mesmo em áreas restritas. Duas cidades vizinhas podem apresentar, sob o mesmo nome, pratos que podem diferir bastante na forma de confecção, ainda que partilhem a mesma receita de base. As generalizações nem sempre estão correctas: as diversas culinárias regionais variam muito na mesma região.

Gramática

(Adj.) Restrita
Local limitado a um grupo de pessoas

(N.) Influências
Ação que uma pessoa ou coisa exerce sobre outra(s)

(Adj.) Assente
Disposto ou posicionado sobre alguma coisa

Território Nacional
Grande extensão de terra que pertence a uma nação

(V.) Compor
Juntar diferentes partes

Produtos Essenciais
Produtos básicos necessários para um grupo de consumidores

Perguntas

Quais as gastronomias que influênciam a alimentação portuguesa?

  1. chinesa e indiana
  2. indiana e atlântica
  3. indiana e mediterrânica
  4. atlântica e mediterrânica

Qual a base da gastronomia mediterrânica?

  1. Pão, vinho e azeite
  2. Azeite, alho, manteiga
  3. Vinho, alho, manteiga
  4. Alho, pão, oleo

Que tipo de carnes são mais consumidas em Portugal?

  1. Vísceras e enchidos
  2. Carnes de cavalo e presuntos
  3. Presuntos e enchidos
  4. Enchidos e carnes de cavalo

Quais dos produtos entraram na alimentação portuguesa através das descobertas marítimas?

  1. Especiarias e açúcar
  2. Açúcar e azeite
  3. Frutas e especiarias
  4. Especiarias e doces

Respostas

Quais as gastronomias que influênciam a alimentação portuguesa? - atlântica e mediterrânica

Qual a base da gastronomia mediterrânica? - Pão, vinho e azeite

Que tipo de carnes são mais consumidas em Portugal? - Presuntos e enchidos

Quais dos produtos entraram na alimentação portuguesa através das descobertas marítimas? - Especiarias e açúcar

]]>
<![CDATA[Natal]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/natal/635415cffe14d800017663e1Thu, 26 Dec 2019 20:00:00 GMTNatal

Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão que se comemora anualmente a 25 de dezembro. A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.

Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno, a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.

Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de prendas, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes, incluindo as árvores de Natal e os presépios. Além disso, o Pai Natal é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com as prendas das crianças.

Como a troca de prendas e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade económica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para as empresas. O impacto económico da comemoração é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.

Gramática

(v.) Se comemorar
Festejar um evento ou acontecimento

Marco inicial
Algo que dá início a um evento

(v.) Ressignificar
Possuir novo significado

Costumes populares
Hábitos que pertencem ao povo

(v.) Envolver
Fazer parte de

Período chave
Tempo importante para uma atividade ou negócio

Perguntas

Quando se comemora o Natal?

  1. No dia 26 de dezembro
  2. No dia 27 de dezembro
  3. No dia 28 de dezembro
  4. No dia 25 de dezembro

Quanto tempo dura o Ciclo de Natal

  1. Oito dias
  2. Nove dias
  3. Doze dias
  4. Dez dias

Qual é a figura mitológica popular que está associada às prendas das crianças?

  1. Santos populares
  2. Santos de natal
  3. Pai Natal
  4. Jesus de Nazaré

O que cresceu ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo?

  1. O impacto real da comemoração
  2. O impacto económico da comemoração
  3. O impacto decorativo da comemoração
  4. O impacto imaginativo da comemoração

Respostas

Quando se comemora o Natal? - No dia 25 de dezembro

Quanto tempo dura o Ciclo de Natal - Doze dias

Qual é a figura mitológica popular que está associada às prendas das crianças? - Pai Natal

O que cresceu ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo? - O impacto económico da comemoração

]]>
<![CDATA[Parque Nacional da Peneda-Gerês]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/parque-nacional-da-peneda-geres/635415cffe14d800017663e0Thu, 19 Dec 2019 20:00:00 GMTParque Nacional da Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma área protegida de Portugal, com autonomia administrativa, financeira e capacidade jurídica.

Único Parque Nacional em território Português, situa-se no extremo noroeste de Portugal, na zona raiana entre Minho, Trás-os-Montes e a Galiza. O seu perímetro territorial abrange todo o vasto território florestal que se estende desde a Serra da Peneda até a Serra do Gerês, englobando ainda a Serra do Soajo e a Serra Amarela, sendo recortado por dois grandes rios, o Rio Lima e o Cávado.

Abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre), numa área total de cerca de 70 290 hectares, que afectam o território de 22 freguesias. Esta Área Protegida forma, desde 1997, com o parque natural espanhol do Baixa Limia - Serra do Xurés, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e, a Reserva da Biosfera com o mesmo nome.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística, pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna (íbex-ibéricos, corços, garranos, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola.

Inclui trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira. No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.

Gramática

Parque Nacional
Um parque nacional é uma área protegida, geralmente de grande extensão e de propriedade do Estado

Área protegida
As áreas protegidas são territórios delimitados e geridos com o objetivo de conservar o seu património natural

(v.) Se situar
Localizar-se em

(v.) Abranger
Fazer parte de

(v.) Considerar
Algo ou alguém que foi analisado com cuidado

(n.) Devoção
Afeição intensa a Deus e aos santos demonstrada por práticas religiosas

Perguntas

Onde se situa o Parque Nacional da Peneda-Gerês?

  1. no extremo noroeste de Portugal
  2. no extremo sudoeste de Portugal
  3. no Alentejo de Portugal
  4. no Ribatejo de Portugal

Quais são os rios de atravessam o Parque Nacional da Peneda-Gerês?

  1. Rio Guadiana e Tejo
  2. Rio Cávado e Tejo
  3. Rio Lima e Cávado.
  4. Rio Lima e Tejo

Quantas freguesias são afetadas pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês?

  1. 26 freguesias
  2. 25 freguesias
  3. 23 freguesias
  4. 22 freguesias

Como se denomina a estrada que liga Braga a Astorga?

  1. Porta Aberta
  2. Bom Jesus
  3. Peneda
  4. Geira

Respostas

Onde se situa o Parque Nacional da Peneda-Gerês? - no extremo noroeste de Portugal

Quais são os rios de atravessam o Parque Nacional da Peneda-Gerês? - Rio Lima e Cávado

Quantas freguesias são afetadas pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês? - 22 freguesias

Como se denomina a estrada que liga Braga a Astorga? - Geira

]]>
<![CDATA[Bolo-rei]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/bolo-rei/635415cffe14d800017663dfThu, 05 Dec 2019 20:00:00 GMTBolo-rei

Bolo-rei é um bolo típico português que se come tradicionalmente entre o Natal e o Dia de Reis. O seu nome alude aos três reis magos.

De forma redonda, com grande buraco no centro, é feito de uma massa branca e fofa misturada com passas, frutos secos e frutas cristalizadas. Tradicionalmente, no interior do bolo encontravam-se também uma fava seca e um pequeno brinde, normalmente feito de metal. A fava dava a quem a recebesse numa fatia o direito de pagar o próximo bolo-rei, e o brinde dava sorte a quem o encontrasse. Consta que havia ainda quem colocasse nos bolos pequenas adivinhas, cuja recompensa seria meia libra de ouro, ou mesmo as próprias moedas de ouro, como forma de presentear a pessoa que se oferecia o bolo.

A origem do bolo-rei remonta, ao que se sabe, ao tempo dos romanos. Estes tinham por hábito eleger o rei da festa durante os banquetes festivos, o que era feito tirando à sorte com favas, pelo que era também designado por vezes de rei da fava. A Igreja Católica aproveitou o facto de aquele jogo ser característica do mês de dezembro e decidiu relacioná-lo com a Natividade e com a Epifania, ou seja, com os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro. A influência da Igreja na Idade Média determinou que esta última data fosse designada por Dia de Reis e simbolizada por uma fava introduzida num bolo, cuja receita se desconhece atualmente.

Gramática

Bolo típico
Doce característico

(v.) Aludir
Fazer referência algo ou alguém

(n.) Recompensa
Prémio dado em reconhecimento de um serviço, favor ou boa acção

(v.) Presentear
Oferecer uma prenda

(v.) Remonta
Ir muito atrás no passado

Tirar à sorte
Obter algo ao acaso

(v.) Determinar
Fixar termos ou limites

Perguntas

A que faz alusão o Bolo-rei?

  1. Aos três meninos
  2. Aos três frutos secos
  3. Aos três presidentes
  4. Aos três reis magos

De que tipo de massa é feito o Bolo-rei?

  1. massa branca e fofa
  2. massa branca e dura
  3. massa preta e fofa
  4. massa preta e dura

O que podemos encontrar dentro do Bolo-Rei?

  1. Uma fava seca e um bolo
  2. Uma fava húmida e um pequeno brinde
  3. Uma fava seca e um pequeno brinde
  4. Uma fava húmida e um bolo

Quais as datas que estão relacionadas ao Bolo-Rei?

  1. 25 dezembro e 4 janeiro
  2. 19 dezembro e 4 janeiro
  3. 25 de dezembro e 6 de janeiro
  4. 19 de dezembro e 6 janeiro

Respostas

A que faz alusão o Bolo-rei? - Aos três reis magos

De que tipo de massa é feito o Bolo-rei? - massa branca e fofa

O que podemos encontrar dentro do Bolo-Rei? - Uma fava seca e um pequeno brinde

Quais as datas que estão relacionadas ao Bolo-Rei? - 25 de dezembro e 6 de janeiro

]]>
<![CDATA[Palácio de Mateus]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/palacio-de-mateus/635415cffe14d800017663deThu, 28 Nov 2019 20:00:00 GMT

O Palácio de Mateus ou Casa de Mateus está situado na freguesia de Mateus, concelho de Vila Real, Distrito de Vila Real.

A Casa de Mateus foi mandada construir na primeira metade do século XVIII pelo 3º Morgado de Mateus, António José Botelho Mourão. A casa foi sempre administrada pela família Sousa Botelho. O Palácio é constituído pela Casa principal, pelos jardins, a Adega e a Capela.

O traço da arquitectura barroca, na aplicação dos pináculos decorativos sobre os telhados e o equilíbrio da decoração das diferentes fachadas da Casa, sem sobrecarga de ornamentos que a caracteriza, é atribuído ao arquitecto italiano Nicolau Nasoni. Esta casa veio substituir um antigo edifício já existente neste mesmo local desde o séc. XVII. Fontes manuscritas permitem-nos afirmar que em 1577 já havia pessoas da família a residir neste espaço, nomeadamente Cristóvão Álvares e sua esposa.

No interior da Casa encontra-se uma biblioteca com 6000 volumes, onde se destaca a célebre edição ilustrada dos Lusíadas de Luís de Camões de 1816 e nas restantes divisões da casa, poderão ser vistas inúmeras peças de mobiliário, tapetes, loiças, vestes e relíquias.

Gramática

Estar situado
Que se localiza num determinado local.

Ser mandada
Dar ordens para a realização de algo.

(v.) Atribuir
Dar reconhecimento a alguém pelo desenvolvimento de um projeto.

(v.) Residir
Local onde alguém mora.

(adj.) Célebre
Algo ou alguém conhecido nacional ou internacionalemente.

Perguntas

Em que distrito se localiza a Casa de Mateus?

  1. Vila Real
  2. Viseu
  3. Aveiro
  4. Braga

Quando foi mandada edificar a Casa de Mateus?

  1. primeira metade do século XVII
  2. segunda metade do século XVIII
  3. primeira metade do século XVIII
  4. segunda metade do século XVII

A quem é atribuída a arquitetura da Casa de Mateus?

  1. António José Botelho
  2. Luís de Camões
  3. Cristóvão Álvares
  4. Nicolau Nasoni

Quantos volumes podemos encontrar na biblioteca da Casa de Mateus?

  1. 9000
  2. 8000
  3. 6000
  4. 7000

Respostas

Em que distrito se localiza a Casa de Mateus? - Vila Real

Quando foi mandada edificar a Casa de Mateus? - primeira metade do século XVIII

A quem é atribuída a arquitetura da Casa de Mateus? - Nicolau Nasoni

Quantos volumes podemos encontrar na biblioteca da Casa de Mateus? - 6000

]]>
<![CDATA[Televisão em Portugal]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/televisao-em-portugal/635415cffe14d800017663ddThu, 21 Nov 2019 20:00:00 GMTTelevisão em Portugal

A televisão portuguesa, RTP (canal estatal), inicia as emissões experimentais a 4 de setembro de 1956, na feira popular em Lisboa, passando a 7 de março de 1957 às 21:30 a emissão regular. São lançados, posteriormente, três canais: a RTP2 a 25 de dezembro de 1968, e nas respetivas regiões autónomas, a RTP Madeira a 6 de agosto de 1972 e a RTP Açores a 10 de agosto de 1975.

As primeiras emissões a cores começaram em 1975 com as eleições para a Assembleia Constituinte, sendo esporádicas até 7 de março de 1980, altura em que começa a emissão regular a cores em Portugal, com o Festival RTP da Canção. As eleições presidenciais em 1976, os populares Jogos sem Fronteiras em setembro de 1979 por obrigação europeia, entre outros, são alguns exemplos, entretanto, emitidos a cores.

A RTP Internacional, chega em fevereiro de 1992, que passa a emissão regular a 10 de junho. Nascem também os canais privados: a SIC, a 6 de outubro de 1992 e a TVI em 20 de fevereiro de 1993, em emissão regular. A SIC inicia as emissões experimentais na Primavera de 1992 e a TVI a 20 de fevereiro de 1993. Nesta altura, a TVI chama-se "4", por ser a quarta rede de TV em Portugal.

Gramática

(v.) Inicia
Começar algo

Ser lançados
Algo que é dado publicamente a conhecer

(adj.) Esporádicas
Que ocorre com pouca regularidade

(n.) Obrigação
Aquilo que se torna um dever

Nesta altura
Naquela época

Perguntas

Qual foi a primeira televisão estatal portuguesa?

  1. RTP
  2. RTP Açores
  3. RTP Madeira
  4. RTP2

Quando começaram as primeiras emissões a cores?

  1. 1978
  2. 1994
  3. 1992
  4. 1975

Quais dos seguintes eventos foram transmitidos a cores por obrigação europeia?

  1. Eleições presidenciais e Jogos com Fronteiras
  2. Eleições presidenciais e Jogos sem Fronteiras
  3. Jogos sem Fronteiras e Jogos com Fronteiras
  4. Eleições presidenciais e eleições europeias

Como se denominou primeiramente a TVI

  1. 2
  2. 3
  3. 4
  4. 5

Respostas

Qual foi a primeira televisão estatal portuguesa? - RTP

Quando começaram as primeiras emissões a cores? - 1975

Quais dos seguintes eventos foram transmitidos a cores por obrigação europeia? - Eleições presidenciais e Jogos sem Fronteiras

Como se denominou primeiramente a TVI - 4

]]>
<![CDATA[Magusto]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/magusto/635415cffe14d800017663dcThu, 14 Nov 2019 20:00:00 GMT

O Magusto é uma festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais. Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam castanhas ou bolotas para comer, bebe-se a jeropiga, água-pé ou vinho novo, fazem-se brincadeiras, as pessoas enfarruscam-se com as cinzas, cantam-se cantigas.

O magusto realiza-se em datas festivas: no dia de São Simão, no dia de Todos-os-Santos ou no dia de São Martinho. Inúmeras celebrações ocorrem não só por Portugal inteiro mas também na Galiza e nas Astúrias.

O etnógrafo português Leite de Vasconcelos considerava o magusto como o vestígio de um antigo sacrifício em honra dos mortos e refere que em Barqueiros era tradição preparar, à meia-noite, uma mesa com castanhas para os mortos da família irem comer; ninguém mais tocava nas castanhas porque se dizia que estavam “babadas dos defuntos”.

A celebração do magusto está associada a uma lenda, a qual dizia que um soldado romano de nome Martinho de Tours (mais tarde conhecido como São Martinho), ao passar a cavalo por um mendigo quase nu, como não tinha nada para lhe dar, cortou a sua capa ao meio com a sua espada; estava um dia chuvoso e diz-se que, neste preciso momento, parou de chover, derivando daí a expressão: "Verão de São Martinho".

Gramática

(v.) Divergem
Ideias ou atividades realizadas de forma diferente

(v.) Enfarruscar-se
Sujar com farruscas

Por Portugal inteiro
Em todo o país

(v.) Considerar
Examinar atentamente

Estar associada
Está ligada a

Perguntas

Onde se juntam amigos e famílias durante o Magusto?

  1. à volta de uma fogueira
  2. à volta de um rio
  3. à volta de uma ribeira
  4. à volta de uma jeropiga

Em que outros locais fora de Portugal se celebra o Magusto?

  1. Andaluzia e Astúrias
  2. Galiza e Madrid
  3. Astúrias e Madrid
  4. Galiza e Astúrias

O que acontece em Barqueiros na noite do Magusto?

  1. As famílias dançam à volta da fogueira
  2. Os amigos dançam à volta da fogueira
  3. As famílias preparam castanhas para os mortos
  4. Os amigos preparam castanhas para os mortos

A que lenda esta ligado o Magusto?

  1. Lenda do Homem
  2. Lenda da Menina
  3. Lenda de São Sebastião
  4. Lenda de São Martinho

Respostas

Onde se juntam amigos e famílias durante o Magusto? - à volta de uma fogueira

Em que outros locais fora de Portugal se celebra o Magusto? - Galiza e Astúrias

O que acontece em Barqueiros na noite do Magusto? - As famílias preparam castanhas para os mortos

A que lenda esta ligado o Magusto? - Lenda de São Martinho

]]>
<![CDATA[Festas Nicolinas]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/festas-nicolinas/635415cffe14d800017663dbThu, 07 Nov 2019 20:00:00 GMTFestas Nicolinas

As Festas Nicolinas são organizadas pela Comissão de Festas Nicolinas, composta por estudantes do sexo masculino do Liceu de Guimarães, tendo sido recentemente aberta a possibilidade de alunos pertencentes às escolas secundárias Francisco de Holanda e Santos Simões, se fazerem representar junto da comissão.

Acontecem anualmente de 29 de Novembro a 7 de Dezembro e são preenchidas por vários números, desde o Pinheiro e Ceias Nicolinas, ao Pregão da Academia Vimaranense.

O enterro do Pinheiro e as Ceias Nicolinas iniciam as celebrações em honra de São Nicolau. É o número mais concorrido das Festas Nicolinas. Altura em que os estudantes das secundárias de Guimarães e os antigos alunos das mesmas reúnem-se e jantam pelos restaurantes do centro de Guimarães.

Tradicionalmente comem rojões com grelos e papas de sarrabulho e bebem vinho verde. No final do jantar concentram-se todos no Cano, ao lado do Campo de São Mamede, e começam o cortejo do Pinheiro pelas ruas do centro de Guimarães, ao som dos bombos e das caixas, entoando os característicos "Toques Nicolinos".

Actualmente outras pessoas além dos alunos juntam-se à festa, sendo muito recentemente pessoas de localidades próximas e inclusive pessoas que a ela se dirigem do resto do país.

Gramática

São organizadas pela
Algo que é desenvolvido por uma pessoa ou um grupo de pessoas.

(adv.) Recentemente
Há pouco tempo

(adj.) Pertencente
Que faz parte de uma instituição ou grupo

São preenchidas por
Algo que é ocupado por alguma coisa

(v.) Iniciar
Dar começo a alguma coisa

(v.) Concentrar-se
Juntar-se em grupo num determinado local

Perguntas

Quem organiza as Festas Nicolinas?

  1. Comissão de Festas Nicolinas
  2. Pessoas que dirigem do resto do país
  3. Cortejo do Pinheiro
  4. Pregão da Academia Vimaranense

Quando decorre as Festas Nicolinas?

  1. Mensalmente
  2. Bianualmente
  3. Anualmente
  4. Trianualmente

Qual é a festa mais concorrida das Festas Nicolinas?

  1. Ceias Nicolinas e Toques Nicolinos
  2. Pregão da Academia Vimaranense e Ceias Nicolinas
  3. Pinheiro e Pregão da Academia Vimaranense
  4. Pinheiro e Ceias Nicolinas

O que é caracteristico do Cortejo do Pinheiro?

  1. Vários números
  2. Representar-se junto da comissão
  3. Som dos bombos e das caixas
  4. Beber agua pe

Respostas

Quem organiza as Festas Nicolinas? - Comissão de Festas Nicolinas

Quando decorre as Festas Nicolinas? - Anualmente

Qual é a festa mais concorrida das Festas Nicolinas? - Pinheiro e Ceias Nicolinas

O que é caracteristico do Cortejo do Pinheiro? - Som dos bombos e das caixas

]]>
<![CDATA[Dia das Bruxas]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/dia-das-bruxas/635415cffe14d800017663daThu, 31 Oct 2019 20:00:00 GMTDia das Bruxas

O Dia das Bruxas, Halloween, é uma celebração observada em vários países, principalmente no mundo anglófono, em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Ela começa com a vigília de três dias do Allhallowtide, o tempo do ano litúrgico dedicado a lembrar os mortos, incluindo santos, mártires e todos os fiéis falecidos.

Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão.

Entre as atividades de Halloween mais comuns, estão festas e fantasia, praticar "doce ou travessura", decorar a casa, fazer lanternas de abóbora, fogueiras, jogos de adivinhação, ir em atrações "assombradas", contar histórias assustadoras e assistir filmes de terror.

Em muitas partes do mundo, as vigílias religiosas cristãs de Halloween, como frequentar os cultos da igreja e acender velas nos túmulos dos mortos, permanecem populares, embora noutros lugares seja uma celebração mais comercial e secular. Alguns cristãos historicamente se abstém de comer carne no Dia das Bruxas.

Gramática

Celebração observada
Evento que se realiza.

(adv.) Dedicado
Que foi alvo de consagração.

Marcar o fim de
Assinalar o termino de algo.

(v.) Permanecem
Continuar a existir da mesma forma.

(v.) Se Abster
Ficar privada de algo que normalmente faz parte do dia-a-dia.

Perguntas

Em que dia se celebra o Halloween?

  1. 11 de outubro
  2. 31 de outubro
  3. 21 de outubro
  4. 20 de outubro

Que festival deu origem ao Halloween?

  1. Festival de Samhain
  2. Doces e travessuras
  3. Filmes de terror
  4. Dia das Bruxas

Das seguintes atividades qual delas não é típica do Halloween?

  1. Ir em atrações "assombradas"
  2. Contar histórias assustadoras
  3. Assistir filmes de terror
  4. Assistir a espetáculos de comédia

O que fazem alguns cristãos nos Dia das Bruxas?

  1. Comem muita carne
  2. Comem muito peixe
  3. Não comem carne
  4. Não comem peixe

Respostas

Em que dia se celebra o Halloween? - 31 de outubro

Que festival deu origem ao Halloween? - Festival de Samhain

Das seguintes atividades qual delas não é típica do Halloween? - Assistir a espetáculos de comédia

O que fazem alguns cristãos nos Dia das Bruxas? - Não comem carne

]]>
<![CDATA[Bola de Ouro]]>https://www.portuguesefromportugal.com/articles/bola-de-ouro/635415cffe14d800017663d9Thu, 24 Oct 2019 20:00:00 GMT

A Bola de Ouro (no original em francês Ballon d'Or) é um prémio de futebol criado pela revista francesa France Football. A distinção já foi conhecida mundialmente como Futebolista do Ano na Europa, sendo entregue de forma independente entre 1956 e 2009 e novamente a partir de 2016, após fim da parceria com a FIFA.

O prémio era um dos três mais reconhecidos do mundo, junto com a eleição de Melhor Jogador do Ano da revista World Soccer e o prémio de Melhor jogador do mundo pela FIFA. Era atribuído por 52 jornalistas europeus de países diferentes. Foi a inspiração direta para a Bola de Prata criada pela revista Placar, por ideia de seu repórter francês Michel Laurence.

Até 1995, o prémio era restrito aos europeus. Os argentinos Alfredo Di Stéfano (em 1957 e 1959) e Omar Sivori (em 1961) e o português Eusébio (em 1965) receberam a premiação antes disso, como cidadãos espanhol, italiano e português, respectivamente.

O primeiro cidadão não-europeu a ganhar a Ballon d'Or veio já naquele ano: foi o liberiano George Weah, mas até 2006 o prémio continuou a considerar apenas jogadores que atuavam na Europa. A partir da edição de 2007, passou-se a abranger jogadores de qualquer lugar do mundo.

Gramática

(v.) Criar
Desenvolver algo novo.

(n.) Distinção
Honra concedida a alguém.

(n.) Parceria
Relação de colaboração entre duas ou mais pessoas ou instituições com vista à realização de um objectivo comum.

(v.) Atribuído
Algo que foi cedido ou concedido a alguém.

Continuar a considerar
Seguir na ponderação de.

Perguntas

Quem criou o prémio de futebol Bola de Ouro?

  1. Placar
  2. FIFA
  3. World Soccer
  4. France Football

Como era conhecido prémio anteriormente?

  1. Futebolista do Ano na Europa
  2. Melhor Jogador do Ano
  3. Melhor jogador do mundo
  4. Bola de Prata

Quem foi o criador da Bola de Prata?

  1. Alfredo Di Stéfano
  2. Omar Sivori
  3. Michel Laurence
  4. Eusébio

O que aconteceu em 2007?

  1. A Bola de Ouro passou a ser atribuída a jogadores de todo mundo.
  2. A Bola de Ouro continuou a ser atribuída apenas a jogadores europeus
  3. A Bola de Ouro passou a ser atribuída apenas a jogadores sul americanos
  4. A Bola de Ouro continuou a ser atribuída apenas a portugueses

Respostas

Quem criou o prémio de futebol Bola de Ouro? - France Football

Como era conhecido prémio anteriormente? - Futebolista do Ano na Europa

Quem foi o criador da Bola de Prata? - Michel Laurence

O que aconteceu em 2007? - A Bola de Ouro passou a ser atribuída a jogadores de todo mundo.

]]>